domingo, 12 de fevereiro de 2012

Belém, 400 anos - Do alto das trigêmeas, a metrópole da Amazônia no século XX

Cartão Postal do início de 1900: a imponência das torres começam a se desenhar no horizonte de Belém (Álbum Belém da Saudade)

As imponentes torres do Reservatório Paes de Carvalho viraram, no início do século 20, marca registrada de Belém

A demolição criminosa das Trigêmeas foi obra do regime militar de 1964
Reservatório Paes de Carvalho, 1949

Prédios modernos vão mudando o cenário da Belém no final dos anos 40


Esta importante e ao mesmo tempo grandiosa construção de ferro suporta três cubas de mesmo metal, sempre repletas de água potável para o consumo de parte baixa da cidade. Construído na administração do Dr. Augusto Montenegro, de 1905-07, foi o engenheiro Dr. innocencio Hollanda, fiscal de obra e contratador desta o engenheiro Dr. Francisco Bolonha. A capacidade das 3 cubas é de 2.500.000 litros, sendo o peso total da mesma 3.319.119 kilos.

Há na parte central uma escadaria que conduz a um belvedere colocado acima das 3 cubas e do qual se goza um belíssimo panorama circular da cidade e outros pontos remotos, pois que o olhar perde-se no horizonte longínquo; é este o ponto mais alto da cidade. Para visitá-lo é preciso uma permissão do Diretor das águas, em palácio. Foi pela 1ª vez enchido pelo então diretor Dr. Maximino Corrêa.

Guia do Estado Pará - Theodoro Braga (1916)

Fotos: Crônicas dos "jovens de 1886" (A origem dos fundadores da primeira escola de engenharia do Pará) - Oswaldo Coimbra/Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário