sábado, 9 de julho de 2011

Memória Viva - Billy Blanco, eternamente - 1


Para ler melhor, clique sobre a imagem.


"Uma canção tem a força de uma prece,
não haverá no mundo quem a destrua,
morre um cantor e o canto permanece"(1).




William Blanco Trindade, o Billy Blanco, nasceu paraense em 8 de maio do distante 1924, em Belém cercada de águas e submersa em uma pulsante cultura popular. Cedo, tornou-se cidadão do mundo, sem jamais renegar sua aldeia e seus parentes de sangue e de alma.
Aos 87 anos bem vividos o coração de Billy silenciou ontem (8), no Rio de Janeiro que o hospedou há décadas, após cruzar o século XX espalhando poesia e povoando o planeta Terra com a força de sua música.
Em 1986, Billy Blanco lançou um livro com parte de sua caudalosa produção musical. "Tirando de letra e música", publicado pela Record, é uma obra imperdível, um verdadeiro passeio pela história da música popular brasileira, tendo como guia este artista formidável.
Durante a gestão de Edmilson Rodrigues na Prefeitura de Belém, em 2001, este livro foi reeditado como forma de homenagear Billy Blanco em vida e permitir que as novas gerações tivessem acesso a um capítulo indispensável da cultura nacional.
Leia, acima, o prefácio assinado pelo então prefeito e atual deputado estadual Edmilson Rodrigues.



(1) - "Canto Livre", Billy Blanco, in Tirando de letra e música (1986, 2001), p.122.

Um comentário:

  1. Belo prefácio! Palavras que evaporam os perfumes de Belém deixando rastros de amor efusivo nas narinas, e lançam-se às águas escuras para alcançar toda a clareza da alma do talento insuperável de Billy.D.

    ResponderExcluir